quarta-feira, 30 de maio de 2012

OS IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO


A crise que abala as Bolsas é a mais recente manifestação de um processo em que o poder dos governos, o papel das empresas, o destino dos empregados e as culturas nacionais são transformados pela integração econômica e tecnológica.

Com o avanço das comunicações e a liberdade de fluxos de capitais, muitas instituições financeiras operam 24 horas por dia. Movimentação de derivativos, contratos que surgiram com o objetivo para aumentar a segurança de outros investimentos, há dez anos eram insignificantes, hoje têm razões suficientes para transformar todo planeta em questão de segundos, reagindo a boas e más notícias.

A globalização não beneficia a todos de maneira uniforme. Uns ganham muitos, outros ganham menos, outros perdem. Na prática exige menores custos de produção e maior tecnologia. O problema não é só individual, é um drama nacional dos países mais pobres, que perdem com a desvalorização e atraso tecnológico.

Ao analisarmos essas forças, verificamos quanto elas têm mudado as sociedades, as indústrias e as empresas do setor de serviços, afetando departamentos e funções, processos administrativos, posturas, produtos, emprego e desemprego e a própria permanência das empresas no mercado. Essas forças impulsionam as empresas a serem competitivas, nascerem e dependerem do processo de globalização.


A TURMA COM O PROFESSOR E ORIENTADOR DO BLOG: CARLOS EDUARDO PINHEIRO - TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO COMO REQUISITO PARCIAL DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA.


COMO A GLOBALIZAÇÃO TEM AFETADO AS EMPRESAS

Segundo Porter (1996), existe força que influencia na estratégia de uma empresa: Concorrentes, Fornecedores, Produtos Substitutos, Novos Entrantes e Consumidores. Com a Globalização todos esses fatores tiveram suas dimensões ampliadas. A abertura de mercado fez com que essas forças passassem a ser vistas a nível mundial, não mais regional. Pode se vender um produto na Europa, os concorrentes podem ser Japoneses, novos entrantes podem ser Americanos, produtos substitutos podem ser Argentinos. De acordo com Pinheiro (1996), a Globalização permite o acesso fácil e rápido a todo tipo de empresa em qualquer região do mundo. Faz com que pequenas empresas pareçam estar em desvantagem competitiva com as grandes multinacionais em relação aos preços, inovações, tecnologias, qualidade. Concluímos que a Globalização transformou a realidade das empresas, uma vez que esta trouxe modernidade e comodidade para todos que se utiliza de seus benefícios, ou seja, a empresa que não acompanhar o ritmo da Globalização corre o risco de sucumbir, pois os seus clientes estão a cada dia mais exigentes em termos de qualidade dos produtos, atendimento, serviços, etc. Portanto, o grande desafio das organizações já atuantes e de pessoas que estão pensando em iniciar seu empreendimento agora, será desenvolver a capacidade de criar uma empresa verdadeiramente competitiva. Os produtos ou serviços que a empresa vai oferecer a clientela, terão de ser produzidos dentro dos padrões de qualidade do mercado mundial. Os preços dos produtos a serem cobrados a clientes e os serviços

ALGUNS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA GLOBALIZAÇÃO

Alguns dos aspectos considerados positivos são mais facilmente identificáveis e de menor aceitação. De modo geral, supõe-se que há uma maior oferta de capitais disponíveis aos países emergentes, o acesso desimpedido de seus governos e empresas aos recursos de uma poupança virtualmente mundial e os baixos custos de informações e de transações prevalecentes, devem contribuir para se obter uma maior disponibilidade de poupança, ou seja, uma condição para a elevação da taxa de crescimento econômico. Também uma maior eficiência nos investimentos, direcionando os recursos existentes para as oportunidades mais produtivas. Observa-se ainda a disponibilidade de instrumentos para melhor gerenciamento de riscos financeiros por parte de governos e empresas. Uma grande facilidade de financiamento de Déficits Fiscais, já que os governos deixam de depender apenas dos mercados domésticos. Sendo alguns dos aspectos negativos, Podemos citar, A Crise Econômica,como a que aconteceu em 2008 nos Estados Unidos, gerando desemprego, falta de créditos nos mercados,queda abrupta em bolsas de valores, falência de empresas, diminuição de investimentos e muita desconfiança. O  mesmo aconteceu em 2011 com a crise econômica na Europa. Ocorreu também a transferência de empresas e empregos gerando gerando uma mão-de-obra barata e qualificada, baixa carga de impostos, matéria-prima barata e outros. Este fato acaba ocasionando desemprego, principalmente nos países mais desenvolvidos. Um bom exemplo é o que está ocorrendo na Europa, desde o início do século XX. Muitas empresas transferiram suas bases de produção para países como China, Índia, Cingapura, Taiwan, Malásia, etc. Relatamos ainda as distorções cambiais,  principalmente alta valorização de moedas locais de países em desenvolvimento. Quando os Estados Unidos colocam no mercado uma grande quantidade de dólar, por exemplo, grande parcela deste volume  acaba em países emergentes, valorizando a moeda local. Este fato acaba favorecendo as importações e desfavorecendo as exportações das empresas destes países emergentes. O Brasil, por exemplo, tem sofrido com a alta valorização do Real nos últimos anos, desde que os bancos centrais dos Estados Unidos e da Europa despejaram no mercado elevadíssimos volumes de moedas, gerando assim uma facilidade de especulações financeiras, causando problemas para as finanças, principalmente dos países em desenvolvimento, uma vez que na globalização, os mercados dos países estão interligados, bilhões de dólares podem entrar ou sair de um país em questão de segundos. Este capital especulativo acaba prejudicando muito a economia dos países que não conseguem controlar este fluxo de capitais.
Transformações importantes vem ocorrendo no mundo do trabalho. Novas formas de organização aparecem e, consequentemente, mudanças radicais tem sido observadas , como exemplo, o desaparecimento de empregos permanentes e, simultaneamente, o surgimento de novas tecnologias e formas inovadoras de organização do trabalho. Esses são apenas alguns dos fenômenos da mundialização do capital, ou mesmo do processo de globalização da economia. No âmago dessa questão está o trabalho  como  fator preponderante, pois apresenta um valor importante na sociedade contemporânea. A crescente concorrência internacional tem obrigado as empresas a cortar custos com o objetivo de obter preços menores e qualidade alta para os seus produtos. Nessa reestruturação estão sendo eliminados vários postos de trabalho, tendência que é chamada  de desemprego estrutural. Uma das causas desse desemprego é a automação de vários setores, em substituição a mão-de-obra humana. O fim de milhares de empregos, no entanto, é acompanhada pela criação de outros pontos de trabalho. Novas oportunidades  surgem na área de informática com o surgimento de um novo tipo de empresa , as de inteligência intensiva que se diferenciam das industrias de mão-de-obra intensiva.

OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Podemos definir Globalização ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em "Aldeia Global", pois parece que o planeta está ficando menor e todos se conhecem. A Globalização  de suas várias formas, comercial, financeira, produtiva e tecnológica, como um feito irreversível traz muitos efeitos nas organizações tanto positivo  como negativo.Empresas que não tem uma base sólida em suas finanças, nos seus mercados, tornam-se alvo fácil aos ataques de capital estrangeiro. As empresas se encontram em difícil situação, pois tem concorrentes em todo o mundo para o seu segmento de mercado, ao mesmo tempo tem fornecedores espalhados por toda parte do planeta, fazendo com que tenha que obter informações tanto para comprar insumos, matéria-prima e produzir, como também para negociar seus produtos.